Transtornos de Personalidade

Os Transtornos de Personalidade ocorrem quando há um padrão de traços de personalidade e comportamento inflexíveis e mal adaptativos que causam sofrimento subjetivo, e/ou prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.

A personalidade é uma palavra de origem grega que vem de persona que significa uma máscara, um personagem, uma identidade. A personalidade é associada ao comportamento observável de uma pessoa, e inclui parâmetros como a sua capacidade de se afetar negativamente, ou seja, sua estabilidade emocional; a sua capacidade de interação com o meio e outros indivíduos; sua tolerância e cooperação com o próximo; seus escrúpulos morais e a sua facilidade de abertura, de aceitar ideias novas.

Os transtornos de personalidade afetam duas ou mais das seguintes áreas: Cognição, afetividade, controle de impulsos, necessidade de gratificação e relacionamento interpessoal. Tal padrão deve ocorrer entre a adolescência e início da vida adulta, é estável ao longo do tempo, e algumas vezes pode apresentar seus primeiros sintomas na infância, mas não classificamos como transtornos de personalidade aqueles que ocorrem antes dos 16-17 anos.

Os Transtornos de Personalidade são com frequência subdiagnosticados. Em geral os pacientes não procuram atendimento médico, a procura é mais associada quando há transtornos comórbidos, como transtornos depressivos e ansiosos. Estima-se que a prevalência oscile em torno de 15% da população mundial, e podem variar de acordo com os critérios utilizados.

Subtipos

O DSM – IV – TR divide os Transtornos de Personalidade em três grupos, os chamados clusters, com base em suas semelhanças entre si. São eles:
• Grupo A (Bizarro ou excêntrico)
 – Paranóide / Esquizóide / Esquizotípico. Há pouco contato social
• Grupo B (Dramático, emocional, errático) – 
Antissocial / Borderline / Histriônico /Narcisista. 
Impulsivos, instáveis.
• Grupo C (Ansioso e medroso)
 – Esquivo / Dependente / Obsessivo-compulsivo. 
Necessidade de controle das relações interpessoais.

Tratamento

O tratamento farmacológico e psicoterápico é indicado na maioria dos casos, de acordo com a avaliação médica.

Agende sua consulta

Marque uma sessão presencial ou online.

Agende a sua sessão!

Melhore sua qualidade de vida e bem-estar.