PSICOTERAPIA ONLINE
É uma psicoterapia cognitivo comportamental é estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
- As premissas básicas, as técnicas e a eficácia da TCC se baseiam em um grande volume de evidências, pesquisas e publicações científicas, que se mostram compatíveis com o conhecimento mais atual em neurociências.
- A TCC é orientada por objetivos e enfatiza colaboração e participação ativa do paciente.
- Possui um caráter psicoeducativo que tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta. Isso porque a TCC visa ser limitada no tempo e para isso visa desenvolver autonomia do paciente.
A Terapia Cognitiva propõe trabalhar em níveis mais aprofundados das cognições negativas e distorcidas, ou seja, identificar a forma disfuncional que o indivíduo percebe e interpreta o mundo e a si mesmo. Desta forma, consegue promover o alívio dos sintomas, facilita a remissão do transtorno, ajuda os pacientes a resolverem seus problemas mais urgentes e ensina habilidades para evitar a recaída após o término das sessões.
Com uma série de ferramentas a TCC propõe modificar os pensamentos automáticos, regulação do humor e, consequentemente, eliminar os comportamentos disfuncionais. A maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influenciará a maneira como eles se sentem e se comportam. O objetivo terapêutico na TCC é reestruturar e corrigir esses pensamentos distorcidos e colaborativamente construir soluções pragmáticas para produzir mudanças comportamentais e melhorar os transtornos emocionais.
A TCC postula que há pensamentos nas fronteiras da consciência que ocorrem espontânea e rapidamente. São chamados de pensamentos automáticos, eles são distintos do fluxo normal de pensamentos observado no raciocínio reflexivo ou na livre associação (psicanálise). Geralmente são aceitos como plausíveis, e sua acurácia é aceita como verdadeira. No entanto, a maioria das pessoas não está imediatamente consciente da presença de pensamentos automáticos e esses podem comprometer a forma como a pessoa interpreta, raciocina e sente o a si mesmo e o mundo à sua volta.
Portanto, o modelo de psicoterapia adotado pela TCC e as ferramentas utilizadas são experimentados e validados empiricamente, visando encontrar sua eficácia no alívio do sofrimento humano e no fortalecimento do bem-estar do paciente.