O período menstrual vem acompanhado, na maioria das mulheres, por sintomas como irritabilidade, tristeza além de outros sintomas emocionais, cognitivos e físicos. O Transtorno Disfórico Pré Menstrual (TDPM) deve ser diferenciado da tensão pré menstrual, ou famosa “TPM” acomete 70 a 85% das mulheres e é caracterizada sintomas físicos de leve, moderada ou forte intensidade (tristeza, dor na região das mamas, alterações do apetite, inchaço). No TDPM os sintomas físicos podem existir, mas as queixas psíquicas são as mais importantes. Uma das hipóteses que justificam as causas dessa patologia inclui a maior sensibilidade de algumas mulheres às flutuações hormonais presentes no ciclo menstrual feminino.
Sintomas
Sintomas de irritabilidade, ansiedade, ira, distúrbios do apetite, do sono, náuseas, humor deprimido são alguns dos sintomas apresentados por essas mulheres, que atrapalham profundamente sua vida social, escolar e profissional. Tais sintomas pioram com a proximidade da menstruação, e cessam de forma mediata após o início do fluxo menstrual.
Tratamento
O tratamento possibilita uma melhora na qualidade de vida, e serve para eliminar medos, expectativas e crenças a respeito da menstruação. Pode ser farmacológico, de acordo com a avaliação do caso.