Seja para os jovens que estão decidindo qual faculdade cursar, seja para pessoas mais maduras e estabelecidas no mercado que desejam fazer algo diferente, uma consultoria de carreira pode fazer toda a diferença para alavancar sua vida profissional.
Uma orientação sobre sua carreira vai te ajudar a traçar um plano individualizado e estratégico focado naquilo que mais te importa, integrando elementos como bem-estar, trabalho, motivação, satisfação e crescimento.
Nesse processo, você tem acesso a um método consolidado que ajuda a identificar seu perfil, a entender suas aptidões, e identificar em quais carreiras há mais chance de sucesso. E aqui não se define trajetória profissional bem-sucedida apenas com base no crescimento na carreira ou no dinheiro ganho, mas também na satisfação em desempenhar determinada atividade.
Confira alguns dos principais pontos que a consultoria de carreira aborda:
- carreira e propósito;
- definição de objetivos;
- nova escolha profissional;
- insatisfação com o seu trabalho atual;
- integração entre bem-estar e trabalho;
- mudança dentro ou fora do ambiente atual de trabalho;
- autoconhecimento;
- planejamento e estratégia de carreira;
- identificação de novas oportunidades;
- equilíbrio profissional x pessoal.
Os benefícios da orientação de carreira
A busca por esse tipo de orientação começa na adolescência, mas pode se estender por outras fases da vida. Por exemplo, graduandos que desejam mudar de curso, profissionais já estabelecidos que decidem atuar em outro segmento, ou mesmo aqueles que querem dar novos rumos ao trabalho que já desenvolvem, sem necessariamente trocarem de área.
Mas você faz ideia do quanto pode ser benéfico contar com uma orientação de carreira? Veja só alguns pontos!
Autoconhecimento
Conhecer-se a fundo é fundamental, pois diminui a ansiedade que costuma aparecer na hora de tomar uma decisão em relação à profissão. Quem sabe do que gosta, o que quer para si, bem como o que não aprecia e não deseja, está mais perto de escolher uma carreira que gere um sentimento de realização. O processo de orientação pode ajudar nisso.
Segurança
A orientação também traz mais segurança para quem está em dúvida ou procura um direcionamento mais claro sobre qual rumo seguir. Muitas vezes, decidir por conta própria é difícil e pode levar a erros. Compartilhar os anseios com outras pessoas — desde que preparadas para transmitirem boas referências — é útil para fazer a melhor escolha.
Autoconfiança
A orientação de carreira contribui também para que as pessoas entendam quais são suas competências, habilidades e características mais relevantes, o que acaba as direcionando para profissões mais acertadas. Assim, a autoconfiança surge na hora de se preparar e desempenhar as atividades da área escolhida.
Redução de ansiedade
As informações transmitidas durante a orientação de carreira ajudam o indivíduo a organizar o fluxo de pensamentos e a elaborar um plano para chegar aonde deseja. Isso reduz muito a ansiedade, que geralmente surge das dúvidas e da falta de estabilidade.